Blog da Disciplina de Geografia – Colégio Sigma (Responsável Professora Daniele)

Atividades 5º ano

  

 LEITURA COMPLEMENTAR 5º ANO

  Orientação – Pontos Cardeais e Colaterais

 

  

          Através dos pontos cardeais podemos localizar qualquer lugar sobre a superfície terrestre.  Os pontos cardeais são pontos de localização. Normalmente, o sol é a maior referência para descobrirmos a direção, pois devemos saber qual o lado de sua nascente, bem como o lado em que se põe.  Ao abrirmos os braços como mostra a figura abaixo, teremos a posição dos pontos cardeais. A nascente do sol é chamada de Leste (L), o poente do sol é o Oeste (O), o Norte (N) está localizado à nossa frente e o Sul (S) às nossas costas.

        A rosa dos ventos é um instrumento que aparece nas bússolas, indicando tanto os pontos cardeais, como os pontos colaterais. Os pontos colaterais são: Nordeste (NE), Sudeste (SE), Noroeste (NO ou NW) e Sudoeste (SO ou SW).  A bússola é um indicador do Norte e isso acontece em razão da agulha magnética -  instrumento utilizado por pessoas que trabalham em locais que não tem meios de se localizar no espaço, como os marinheiros. Hoje em dia já existem aparelhos mais eficientes como os usados nos aeroportos.

        Pessoas que fazem caminhadas e trilhas em matas fechadas devem se assegurar, levando consigo uma bússola. Caso se percam, terão como se orientar com a mesma, conseguindo achar o caminho de volta. 

         Os escoteiros são pessoas que têm grande conhecimento sobre a natureza, conseguindo identificar bem o nascente e o poente, mas, quando saem para suas atividades fora das cidades, também fazem o uso da bússola para não correrem o risco de se perder. 

       Fazer a localização do Norte à noite é bem mais difícil, pois não temos a luz do sol para nos orientar. Porém, existem as estrelas, a lua e, dentre elas, o Cruzeiro do Sul - constelação que tem a forma de  cruz.

       O Cruzeiro do Sul tem uma ponta maior que está voltada para o Sul. Assim, é só virarmos de costas para este lado e já estaremos localizando os quatro pontos cardeais.  

        A  localização dos pontos cardeais através da Lua também é possível, pois esta é como o sol, nasce no Leste e se põe no Oeste.

                                                                         Sugestão de experiência  5º ANO-Faça sua própria bússola!

 Por: Maria Ramos

         A bússola é um instrumento usado há séculos para orientação. Ela consiste basicamente em uma agulha que aponta sempre para o Norte. Você mesmo pode construir uma bússola de baixa precisão. Para isso, você vai precisar de um ímã (talvez tenha um na geladeira da sua casa), uma agulha, uma rolha de cortiça ou um pedaço de isopor, uma fita adesiva, uma faca e um vasilhame com água.

Instruções:

• Corte a rolha de cortiça ou o pedaço de isopor, deixando-o com cerca de um centímetro de altura, formando um disco.

• Depois, magnetize a agulha: passe uma de suas extremidades na parte lateral do ímã cerca de 20 vezes sempre no mesmo sentido, tomando o cuidado de não fazer movimentos de ida e volta.

• Usando a fita adesiva, fixe a agulha no disco e coloque-a sobre um vasilhame com água. Se estiver tudo certo, quando você mexer na agulha, ela deve voltar para a mesma posição, ou seja, indicando a direção Norte-Sul.

 

SUGESTÃO DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR: http://www.sogeografia.com.br/Jogos/rosaventos.html

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.